O que é Aikido e como ele surgiu

O que é aikido - Taiyo Aikido Dojo1Talvez já tenha ouvido falar de muitas artes marciais japonesas, mas pode ser que ainda não saiba o que é aikido, não é mesmo?

Um dos motivos possíveis para isso é que o aikido não é uma arte marcial milenar, como é o caso do karatê ou do judô, por exemplo. O aikido é bem mais recente e faz parte da história moderna do Japão.

Mas você vai ver que mesmo assim o aikido tem bases muito identificadas com a cultura japonesa.

Nesse sentido, você vai ver que o aikido tem como princípio fundamental a harmonia e o respeito à energia.

Antes de mais nada, você precisa entender o contexto no momento da criação do aikido.

Breve história do Aikido

Você vai começar a entender o que é aikido quando souber que é uma arte marcial criada no Japão após a Segunda Guerra Mundial. Vai compreender mais ainda o que é aikido ao saber da biografia de seu fundador, Morihei Ueshiba, também conhecido como O-sensei.

Ao longo de sua vida, Morihei Ueshiba se tornou um exímio guerreiro. Aprendeu com perfeição todas  as técnicas de artes como o jiujitsu, o judo e o Daitoryu Aikijiujitsu. Além disso, Ueshiba era mestre no manuseio da espada e da lança.

Apesar de ser um excelente praticante de todas essas artes marciais, Morihei Ueshiba nunca aceitou muito bem o aspecto competitivo delas. Ou seja, era contrário à ideia de que o objetivo maior de uma arte marcial teria de ser a vitória.

Afinal, para haver um vencedor é preciso que alguém seja derrotado. E essa sensação era especialmente dolorosa num Japão completamente destruído pela Guerra.

Para conciliar as habilidades marciais ao desejo de não mais destruir, Morihei Ueshiba criou o que é Aikido hoje.

Como intenção maior, Morihei Ueshiba tinha o propósito de promover a evolução física e espiritual dos praticantes do Aikido.

O que significa Aikido

Como você pôde ver, o Aikido é muito mais que uma arte marcial. É fruto do desejo de um grande mestre samurai em conciliar e harmonizar a energia entre os humanos. É por isso que muitos senseis afirmam, ao serem perguntados sobre o que é aikido, que se trata de uma filosofia de vida.

O próprio significado da palavra Aikido explica muito sobre sua essência.

Trata-se de uma palavra composta por três kanjis ou ideagramas japoneses: Ai, Ki e Do.

Cada um com seu respectivo significado:

  • Ai = harmonia
  • Ki = energia
  • Do = caminho

Assim, numa tradução livre, Aikido significa: caminho para harmonizar energia.

Por ter a harmonização em seu próprio nome, o Aikido não tem competições.

O que é Aikido além do tatame

O profundo propósito envolvido na concepção do Aikido faz com que seus praticantes carreguem consigo responsabilidades que vão além dos tatames.

O que é aikido - Taiyo Aikido Dojo

Afinal, não faria sentido uma pessoa que pratica a arte da não violência – como é conhecido o Aikido – se envolver em conflitos de qualquer ordem.

Não por outro motivo os senseis de aikido procuram estimular o autoconhecimento entre os praticantes. A partir do autoconhecimento os aikidoístas passam a exercer a empatia para, assim, entender melhor suas próprias limitações e a dos outros.

Costuma-se dizer que não haveria Aikido sem a existência de alguém em quem aplicar as técnicas. Ou seja, do uke.

Se você perguntar o que é aikido para um praticante dessa arte marcial, certamente a resposta dele será algo semelhante a:

  • O compromisso de resolver pacificamente qualquer conflito;
  • O compromisso de exercer autocontrole físico e mental por meio da dedicação ao treino.

Aikido como arte marcial

Embora tenha um significado filosófico muito profundo por trás da prática, o Aikido também é extremamente marcial. Ou seja, as técnicas de Aikido podem, sim, derrubar uma pessoa e vir a causar sérios machucados.

Isso porque os golpes de Aikido são baseados em torções de braço, punho e mãos capazes de imobilizar mesmo oponentes muito mais fortes.

Ainda assim, trata-se de uma arte marcial caracterizada por sutileza, eficácia e complexidade técnica. A força e a energia do oponente são os principais combustíveis para aplicação das técnicas. O praticante de Aikido é alguém extremamente habilitado para anular os ataques por meio do uso da força empregada nos golpes dos adversários.

Conclusão sobre o que é Aikido

Como pudemos ver, Aikido é uma arte marcial bastante efetiva. Ou seja, capaz não apenas de mobilizar eventuais oponentes, mas de causar muitos ferimentos severos.

Entretanto, como a harmonia é um preceito fundamental dessa arte, os praticantes de Aikido são orientados a nunca utilizar seus conhecimentos para fins violentos.

Se você quer saber o que é Aikido, tenha certeza de que é uma excelente forma de defesa pessoal e autoconhecimento.

Você gostou desse post?

Então deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Esta entrada foi publicada em Aikido. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *