Aikido como filosofia de vida

A melhor maneira de entender a filosofia do Aikido é por meio de diversas frases que o Morihei Ueshiba nos legou ao longo do tempo. Confira algumas frases de Morihei Ueshiba:

“O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário.”

“Eu não estou ensinando técnicas marciais, estou ensinando a não-violência.”

“Mentes para servir à paz de todos os seres humanos no mundo são necessárias ao Aikido. Não as mentes daqueles que desejam ser fortes ou que praticam somente para derrotar um oponente.”

“Massakatsu Agatsu Katsuayabi – A verdadeira vitória é a vitória sobre si mesmo!”

“Quem vence alguém é o um vencedor, mas quem vence a si mesmo é invencível.”

“Saiba o momento correto de usar cada uma das quatro qualidades que a natureza nos ensina. Dependendo das circunstâncias, seja duro como um diamante, flexível como uma pena, generoso como a água, ou vazio como o ar. Se a origem do seu problema é o fogo, não adianta contra-atacar com mais fogo, porque isso só irá aumentar o incêndio: neste caso, apenas a água será capaz de combater o mal. Nunca o problema pode lhe ensinar como reagir a ele – só você tem poder para isso”.

“A força de um homem não está na coragem de atacar, mas na capacidade de resistir aos ataques.”

Esta entrada foi publicada em Aikido, Filosofia, Morihei Ueshiba e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *