Saiba como surgiu e quem inventou o Aikido

O fundador do aikido, também conhecido como Kaiso, foi Morihei Ueshiba. O O-sensei nasceu em 14 de dezembro de 1883, na cidade de Tanabe, província de Wakamatsu, no Japão. Desde jovem, Morihei Ueshiba praticou várias artes marciais.

Em sua juventude, o criador do Aikido lutou na Guerra Russo-Japonesa, entre 1904 e 1905. Ao longo de sua vida, Morihei Ueshiba teve contato com idéias do pensador e filósofo chinês Confúcio. Além disso, praticou o budismo, tendo frequentado muitos templos. Morihei Ueshiba também tinha muito interesses pela matemática.

Foi por meio de árduos treinamentos em diversas artes marciais que ele descobriu técnicas e fundamentos essenciais. Com isso, Morihei Ueshiba acabou visualizando uma arte marcial mais moderna, cujos fundamentos viriam a dar origem ao que conhecemos hoje como Aikido. Dentre as fontes de inspiração para o Aikido de Morihei Ueshiba estão as seguintes artes, das quais ele se tornou mestre: GOTO-RYU, YAGYU-RYU e DAITO-RYU JUJUTSU. Neste último foi discípulo e recebeu certificação diretamente de Sokaku Takeda.

Por volta de 1925, aos 42 anos de idade, o Kaiso já estava ensinando a sua nova arte com a denominação Aiki no DO, ou seja, o caminho do Aiki. Em 1940, estava instalado em Shinjuku, na província de Wakamatsu, num espaço denominado Kobukan. Lá, ele divulgava a arte, agora denominada Aikibudo. Finalmente, em 1942, o foco principal da sua arte estava concentrada na palavra “DO”, que significa caminho. Com isso, a nova arte marcial passou a ser conhecida como Aikido.

O Kaiso Morihei Ueshiba, fundador do Aikido, faleceu em 1969, aos 86 anos de idade. Ao longo da vida, recebeu inúmeras medalhas, comendas e títulos. Dentre eles, o título deConde da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, da Igreja Católica do Brasil, possivelmente fruto da influência do Shihan Reishin Kawai, do Brasil. Após a sua morte, foi sucedido pelo Kishomaru Ueshiba, cujo título passou a ser “Doshu” (dono da arte). Moriteru Doshu é o segundo sucessor a partir de 1999.

O Aikido hoje

O grande crescimento do Aikido pelo mundo todo é devido ao fato desta arte marcial visar o desenvolvimento conjunto entre mente e espírito. A intenção do Aikido é obter a perfeita sintonia entre as necessidades do homem moderno, independente da raça ou nacionalidade.

A Fundação Aikikai, matriz mundial do Aikido – Hombu Dojo, continua a seguir os ensinamentos do fundador Morihei Ueshiba. Em 1968, a Fundação Aikikai passou a ser uma Escola de Aikido, cuja didática é reconhecida oficialmente pelo governo de Tóquio. A Fundação Aikikai envia instrutores para vários países para seminários internacionais. As visitas anuais do Shoji Seki Shihan (8º Dan) ao grupo União Sul-Americana de Aikido – Grupo Kawai Shihan fazem parte do processo de divulgação de Aikido do Kaiso Morihei Ueshiba.

Esta entrada foi publicada em Aikido, Morihei Ueshiba e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *