Benefícios do Aikido para a terceira idade

Paulo Fujita sensei – 72 anos – 5º Dan

Já se foi a época em que terceira idade era considerada a idade “dos idosos”. Esta fase da vida pode ser muito boa, principalmente se pudermos manter uma boa saúde. Estudos científicos não cansam de divulgar o benefício das atividades físicas regulares e da vida saudável como os segredos para se tornar um sexagenário enxutos, livre de hipertensão, diabetes e doenças coronarianas e outras limitações.

Cada vez mais, pessoas bem realizadas na vida procuram alguma opção de atividade agradável para essa nova fase da vida. O Aikido, uma arte marcial de altíssimo nível, é uma dessas opções que vale a pena conhecer.

Algumas das características do aikido são:

  • Não há competições
  • É altamente aeróbico e anaeróbico
  • Recomendado para pessoas de qualquer idade
  • Respeita os limites físicos de cada um
  • Tem conteúdo filosófico profundo
  • É muito agradável e suave de ser praticado

A prática regular do Aikido melhora a coordenação motora, a condição cardiorrespiratória, reduz o peso, melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade de defesa e a autoconfiança. Além disso, o aikido aumenta a flexibilidade do corpo, alivia o estresse, promove contatos sociais num ótimo ambiente, dentre outros inúmeros benefícios procurados por pessoas nessa fase da vida.

Existem até profissionais de saúde fazendo estudos científicos e pesquisas para comprovar os valores terapêuticos desta arte. Se você faz parte da terceira idade e procura um meio de se manter saudável, venha conhecer e experimentar. Com certeza vai gostar e se apaixonar.

Por Nagao sensei

Esta entrada foi publicada em Aikido terceira idade e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *