O que é o Sistema Nervoso Autônomo

Startup Stock Photo

O desequilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo pode nos levar a ter vários tipos de situações, como insônia, palpitações, tonturas, dores de cabeça, respiração curta, taquicardias, perdas ou excesso de apetite, perda de libido, frio ou calor nas mãos e pés, ansiedade, diminuição/aumento da urina. Enfim, uma variedade enorme de situações que nos levam a perda de qualidade de vida.

O sistema nervoso autônomo é a parte que controla o funcionamento normal do nosso corpo. Na linguagem oriental, os chineses denominaram como sendo o aspecto Yin e Yang do nosso corpo e já o estudavam há milhares de anos, tendo encontrado modos de normalizar o sistema nervoso autônomo por meio da da acupuntura.

A medicina oriental identifica como o sistema nervoso autônomo afeta o funcionamento do nosso organismo e como as alterações fisiológicas também afetam o sistema nervoso. Há milhares de anos, os orientais já sabiam que ansiedade, preocupações, medo, falta de ingestão de água, excesso de sal e outras situações afetavam os rins e o fígado. Estes, por sua vez, influenciavam o funcionamento geral do nosso organismo.

A ampla avaliação desses inter relacionamentos associada a métodos de avaliação como palpações e reflexos possibilita uma atuação efetiva na regularização desses desequilíbrios. É devido a esses aspectos que os profissionais de acupuntura conseguem tratar e obter bons resultados em situações aparentemente complexas, sempre levando em consideração o equilíbrio do sistema nervoso autônomo.

 

Sensei Nagao atende na Vila São Francisco, somente com hora marcada.
R. Pe. Francisco Libermann, 262
Tel. (11) 3766 8523
Mais informações acesse: https://www.facebook.com/Nagaos

Publicado em Acupuntura | Com a tag , | Deixe um comentário

A acupuntura pode regular a pressão arterial

Uma pressão arterial descompensada pode estar por trás de muitas das queixas comuns à maioria das pessoas. É o caso, por exemplo, de dores de cabeça, tensões e dores musculares, disfunções do sistema reprodutivo, problemas circulatórios, auditivos, psicológicos, tonturas, zumbidos nos ouvidos e muitos outros desconfortos.

Para a maioria das pessoas, somente pressões elevadas são motivos de preocupações e raramente mencionam as hipotensões. Mesmo quando a regularização é feita pelo uso de remédios, muitos dos efeitos colaterais continuam. Quando esses desconfortos aparecem, as pessoas não conseguem associar com alterações de pressão arterial.

Além da pressão sanguínea, muitas outras doenças podem ter causas ocultas em anormalidades de saúde. É devido a essas causas invisíveis que fazemos tantas perguntas nas primeiras sessões de acupuntura. Quanto mais claramente forem identificados esses fatores primários, mais efetivo será o tratamento de acupuntura.

A acupuntura sem dúvida é muito eficaz em situações de dores da coluna, cabeça e ombros, mas é muito efetiva em melhorar inúmeros aspectos de saúde.

No caso da pressão arterial, por exemplo, é possível alterar positivamente em poucas sessões, melhorando não só as medidas pressóricas como a freqüência cardíaca e até a circulação em geral. Isso não significa que ela permite abandonar os cuidados com o cardiologista e outros profissionais especialistas ou mesmo dispensar os medicamentos prescritos pelos mesmos. Pela abrangência natural da acupuntura, seria ideal se pudéssemos tratar conjuntamente desses casos, unindo os dois tipos de medicina, a alopatia e a oriental.

 

Sensei Nagao atende na Vila São Francisco, somente com hora marcada.
R. Pe. Francisco Libermann, 262
Tel. (11) 3766 8523
Mais informações acesse: https://www.facebook.com/Nagaos

Publicado em Acupuntura | Com a tag , , | Deixe um comentário

Para que serve a vitamina D?

Sabemos que a vitamina D tem influência em quase todos os aspectos da saúde. Além da parte óssea, sabemos que ela é essencial para o bom funcionamento de partes vitais do nosso organismo. A vitamina D atua diretamente no bom funcionamento do sistema imunológico, do sistema reprodutivo, de funções musculares, do processo metabólico das células e dos órgãos, do sistema nervoso e até na regulação dos processos inflamatórios.

A cada dia, mais e mais médicos de várias especialidades pedem exames para avaliar o nível de vitamina D (25 vitamina D). Vários estudos indicam que quando o nível da vitamina D está baixo, a deficiência é generalizada e está relacionada a situações como: hipertensão arterial e problemas cardíacos, fibromialgia, artrites, dores musculares e ósseas, diabetes, doenças infecciosas e até de cânceres (da mama, útero, ovários, próstata e cólon).

A ironia é que a maior fonte de vitamina D é a luz solar, que é de graça. Bastam de 20 a 30 minutos de sol por dia sem protetor solar para que a vitamina D fique disponível ao organismo. No processo de obtenção e disponibilização da vitamina D há participação – além do sol, do fígado e dos rins.

Para quem já apresenta deficiência ou insuficiência da Vitamina D, há também a opção de se fazer a complementação farmacêutica.

Devido às origens da acupuntura, é normal que os procedimentos do acupunturista levem à ativação do fígado, dos rins, das glândulas suprarrenais, do sistema imunológico e para equilíbrio do sistema nervoso autônomo, favorecendo naturalmente os processos de ativação da vitamina D.

 

Sensei Nagao atende na Vila São Francisco, somente com hora marcada.
R. Pe. Francisco Libermann, 262
Tel. (11) 3766 8523
Mais informações acesse: https://www.facebook.com/Nagaos

Publicado em Acupuntura | Com a tag , | Deixe um comentário

Acupuntura cura doenças

A medicina oriental ensina que, no tratamento de doenças, focar apenas nos sintomas não leva à resolução dos problemas. Mesmo que o paciente apresente melhora, os resultados positivos alcançados não costumam ser duradouros quando as causas não são atacadas.

É por isso que na prática clínica da acupuntura é muito comum os pacientes se queixarem de vários sintomas ocorrendo simultaneamente. Os pacientes que chegam aos consultórios de acupuntura costumam reclamar de dor de cabeça, tonturas, insônia, irregularidades menstruais, constipação, dores lombares e nas pernas, peso e cansaço nas pernas, dentre outros problemas.

A função do acupunturista é identificar as possíveis raízes dos problemas. Ou seja, a acupuntura ataca as causas das doenças, não apenas os sintomas. O profissional de acupuntura busca por uma série de causas comuns a várias doenças, como estagnação do sangue no abdômen, na cabeça ou na artéria vertebral, desequilíbrios do sistema imunológico, hormonal, do sistema nervoso autônomo, alterações na pressão arterial e cardíaca, intoxicação sistêmica do organismo, distúrbios dos tecidos conjuntivos, estruturais e vasculares, dentre muitas outras.

Para chegar às causas dos incômodos, o acupunturista faz uma análise criteriosa do histórico médico do paciente e das suas queixas. Ele também procede com uma avaliação palpatória para identificar as raízes dos problemas e os procedimentos necessários para regularizar as condições de base e os tratamentos sintomáticos.

É devido a estes procedimentos que os pacientes de acupuntura passam a apresentar melhoras em vários aspectos da saúde.

É comum ver pacientes que antes se queixavam de dores de cabeça passarem a perceber melhoras na digestão, na qualidade de sono, no ciclo menstrual e até na pressão arterial.

 

Sensei Nagao atende na Vila São Francisco, somente com hora marcada.
R. Pe. Francisco Libermann, 262
Tel. (11) 3766 8523
Mais informações acesse: https://www.facebook.com/Nagaos

Publicado em Acupuntura | Com a tag , , | Deixe um comentário

Aikido como filosofia de vida

A melhor maneira de entender a filosofia do Aikido é por meio de diversas frases que o Morihei Ueshiba nos legou ao longo do tempo. Confira algumas frases de Morihei Ueshiba:

“O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário.”

“Eu não estou ensinando técnicas marciais, estou ensinando a não-violência.”

“Mentes para servir à paz de todos os seres humanos no mundo são necessárias ao Aikido. Não as mentes daqueles que desejam ser fortes ou que praticam somente para derrotar um oponente.”

“Massakatsu Agatsu Katsuayabi – A verdadeira vitória é a vitória sobre si mesmo!”

“Quem vence alguém é o um vencedor, mas quem vence a si mesmo é invencível.”

“Saiba o momento correto de usar cada uma das quatro qualidades que a natureza nos ensina. Dependendo das circunstâncias, seja duro como um diamante, flexível como uma pena, generoso como a água, ou vazio como o ar. Se a origem do seu problema é o fogo, não adianta contra-atacar com mais fogo, porque isso só irá aumentar o incêndio: neste caso, apenas a água será capaz de combater o mal. Nunca o problema pode lhe ensinar como reagir a ele – só você tem poder para isso”.

“A força de um homem não está na coragem de atacar, mas na capacidade de resistir aos ataques.”

Publicado em Aikido, Filosofia, Morihei Ueshiba | Com a tag , , | Deixe um comentário

Saiba como surgiu e quem inventou o Aikido

O fundador do aikido, também conhecido como Kaiso, foi Morihei Ueshiba. O O-sensei nasceu em 14 de dezembro de 1883, na cidade de Tanabe, província de Wakamatsu, no Japão. Desde jovem, Morihei Ueshiba praticou várias artes marciais.

Em sua juventude, o criador do Aikido lutou na Guerra Russo-Japonesa, entre 1904 e 1905. Ao longo de sua vida, Morihei Ueshiba teve contato com idéias do pensador e filósofo chinês Confúcio. Além disso, praticou o budismo, tendo frequentado muitos templos. Morihei Ueshiba também tinha muito interesses pela matemática.

Foi por meio de árduos treinamentos em diversas artes marciais que ele descobriu técnicas e fundamentos essenciais. Com isso, Morihei Ueshiba acabou visualizando uma arte marcial mais moderna, cujos fundamentos viriam a dar origem ao que conhecemos hoje como Aikido. Dentre as fontes de inspiração para o Aikido de Morihei Ueshiba estão as seguintes artes, das quais ele se tornou mestre: GOTO-RYU, YAGYU-RYU e DAITO-RYU JUJUTSU. Neste último foi discípulo e recebeu certificação diretamente de Sokaku Takeda.

Por volta de 1925, aos 42 anos de idade, o Kaiso já estava ensinando a sua nova arte com a denominação Aiki no DO, ou seja, o caminho do Aiki. Em 1940, estava instalado em Shinjuku, na província de Wakamatsu, num espaço denominado Kobukan. Lá, ele divulgava a arte, agora denominada Aikibudo. Finalmente, em 1942, o foco principal da sua arte estava concentrada na palavra “DO”, que significa caminho. Com isso, a nova arte marcial passou a ser conhecida como Aikido.

O Kaiso Morihei Ueshiba, fundador do Aikido, faleceu em 1969, aos 86 anos de idade. Ao longo da vida, recebeu inúmeras medalhas, comendas e títulos. Dentre eles, o título deConde da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, da Igreja Católica do Brasil, possivelmente fruto da influência do Shihan Reishin Kawai, do Brasil. Após a sua morte, foi sucedido pelo Kishomaru Ueshiba, cujo título passou a ser “Doshu” (dono da arte). Moriteru Doshu é o segundo sucessor a partir de 1999.

O Aikido hoje

O grande crescimento do Aikido pelo mundo todo é devido ao fato desta arte marcial visar o desenvolvimento conjunto entre mente e espírito. A intenção do Aikido é obter a perfeita sintonia entre as necessidades do homem moderno, independente da raça ou nacionalidade.

A Fundação Aikikai, matriz mundial do Aikido – Hombu Dojo, continua a seguir os ensinamentos do fundador Morihei Ueshiba. Em 1968, a Fundação Aikikai passou a ser uma Escola de Aikido, cuja didática é reconhecida oficialmente pelo governo de Tóquio. A Fundação Aikikai envia instrutores para vários países para seminários internacionais. As visitas anuais do Shoji Seki Shihan (8º Dan) ao grupo União Sul-Americana de Aikido – Grupo Kawai Shihan fazem parte do processo de divulgação de Aikido do Kaiso Morihei Ueshiba.

Publicado em Aikido, Morihei Ueshiba | Com a tag , , | Deixe um comentário

Descubra como treinar de manhã é excelente

Sem tempo para atividade física? Depois do trabalho fica cansado demais para o aikido? Tem hora para entrar, mas não para sair do trabalho?

Se sua resposta foi sim para qualquer dessas perguntas, então o nosso treino Aikido Executivo foi criado especialmente para você! Continue lendo

Publicado em Aikido | Com a tag , , | Deixe um comentário

Porque não há competição no Aikido

No Aikido, não existe o “ganhar” ou “perder” como em outras modalidades esportivas.

O fundador da arte, Morihei Ueshiba afirmava que o “aiki” não é uma técnica para enfrentar ou derrotar um inimigo, mas o caminho para buscar a paz no mundo, como se todos os seus habitantes pertencessem a uma grande família. Continue lendo

Publicado em Aikido, Filosofia, Morihei Ueshiba | Com a tag , , | Deixe um comentário

Como fortalecer os ossos na terceira idade

Na idade da maturidade, a osteoporose, que se caracteriza por ossos porosos, quebradiços e fracos, é muito temida. Além disso, deficiência da vitamina D pode agravar ainda mais o quadro. Afinal, a deficiência dessa vitamina leva à incapacidade do organismo em aproveitar o cálcio ingerido com alimentos e suplementos. Assim, torna-se muito difícil a calcificação dos ossos. Continue lendo

Publicado em Aikido terceira idade | Com a tag , , | Deixe um comentário

Treinos personalizados de Aikido

Pensando nas diferentes necessidades de cada praticante de aikido, a Taiyo desenvolveu opções de treinos personalizadas. É por isso que contamos com horários específicos de treinos para crianças, idosos e também para aquele pessoal que tem que treinar logo cedo, antes do trabalho.

Confira cada uma das opções oferecidas pela Taiyo em seu Dojo! Veja qual é a melhor para você e venha praticar aikido na Taiyo! Continue lendo

Publicado em Aikido, Aikido Infantil, Aikido terceira idade | Com a tag , , , | Deixe um comentário